quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Twitter vai ajudar no monitoramento de casos de dengue no país‎


Na última terça-feira, 11, o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, divulgou o número de casos de dengue no país, de janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os casos graves tiveram redução de 40% e as mortes provocados pela doença, de 25%, no mesmo período.

A divulgação aconteceu durante uma apresentação do plano de ações para o enfrentamento da Dengue no próximo verão. Entre as metas está usar as redes sociais como instrumento de monitoramento dos casos.

“A gente percebeu em um estudo que nós fizemos, que o comentário nas redes sociais às vezes pode antecipar a existência ou não de um número maior de casos. Inclusive quanto a avaliação dos serviços de saúde. As redes sociais são um instrumento que o Ministério da Saúde vai utilizar para avaliar se aquele município ou região está avaliando todos os casos”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Também está previsto um incentivo financeiro de R$90 milhões, número 20% maior que o valor anual do Piso Fixo de Vigilância e Promoção da Saúde. O investimento será distribuído para 989 municípios selecionados.

Cada gestor local terá que notificar casos suspeitos de dengue grave e mortes, além de oferecer uma rede de atenção primária capaz de atender casos registrados em sua área de abrangência.

A estratégia para o próximo verão inclui ainda a ampliação do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRA), que vai passar a incluir 556 municípios.


Fonte: http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=49680

Nenhum comentário:

Postar um comentário